GHETTOLANDIA
Sê Bem vindo à Ghettolandia!!!
Era uma vez o Hip Hop e estamos cá todos!!!

GHETTOLANDIA

Zona de Encontro de Bboys, Writers, Mc's e Dj's de expressão Portuguesa
 
InícioPortalBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-seGHETTOLANDIA TV

Compartilhe | 
 

 BBOY JOKA - Secret Force

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
markez 236
G.O.D.
avatar

Mensagens : 448
Pontos : 1079
Data de inscrição : 24/02/2009
Idade : 37
Localização : Pombal

MensagemAssunto: BBOY JOKA - Secret Force   Ter Nov 10, 2009 4:16 pm

Aveiro - quarta-feira, 30 de Janeiro de 2008
Grupo de dança consegue um espaço para treinar
Jovens dos bairros sociais aprendem Hip-Hop
As ruas dos bairros sociais de Aveiro têm sido o palco das aulas de Hip-Hop, que Joaquim Fernandes lecciona gratuitamente, desde 2002. Depois de um requerimento, a autarquia concordou alugar um espaço para o grupo treinar
Joaquim Fernandes dedica-se, há vários anos, a ensinar jovens a dançar Hip-Hop. A notícia terminaria aqui, não fossem estas aulas completamente gratuitas, para quem lecciona e para quem assiste. De outra forma não poderia ser, já que as aulas de dança são dirigidas aos jovens dos bairros sociais de Aveiro.

Não se trata de um projecto social ou camarário, e muito menos privado. Joaquim Fernandes dá as aulas por gosto, «só porque sim», sem nunca ter recebido qualquer pagamento. O seu objectivo é «unicamente ocupar o tempo destes miúdos, evitando que vão parar à marginalidade».

Professor, produtor e organizador informal das aulas, Joaquim Fernandes interessou-se pelo Hip-Hop muito cedo e soma participações em concursos, onde até já conseguiu algumas vitórias. Em 2002, decidiu colocar os seus conhecimentos à disposição dos jovens mais desfavorecidos. Nunca lhe faltaram alunos e as aulas eram dadas na rua. «Inicialmente, fomos treinando onde calhava, a maior parte das vezes na rua. Mas as condições climatéricas, às vezes, impediam-nos. Outras vezes, era a Polícia que nos dizia que não podíamos estar ali», relembra. «Já treinámos na Associação Académica da Universidade de Aveiro e num bar, no Canal de S. Roque. Mas, o espaço teve que ir para obras e, mais uma vez, voltámos à estaca zero».

«Sem um espaço nosso, tínhamos que treinar nas ruas»

A preocupação com os seus alunos é visível e Joaquim Fernandes não quer baixar os braços. Por isso, dirigiu um requerimento ao vereador do Pelouro da Juventude, onde pedia um espaço para poder treinar. «Só precisava mesmo do espaço físico». O requerimento foi aceite e, doravante, a autarquia alugará o espaço de um ginásio de Aveiro, para que o grupo se possa reunir. O projecto contempla apenas três meses, prazo que poderá ainda vir a ser prolongado.

Joaquim acredita que as suas aulas contribuíram para reduzir os números da criminalidade em Aveiro. «Eu sei que, quando não estão ocupados, fazem asneiras. A escola, só por si, não os ocupa. O Hip-Hop é música e é dança e tem a surpreendente capacidade de lhes transmitir regras e alguma disciplina, que até poderá potenciar o seu aproveitamento escolar. Os próprios pais destes jovens agradecem-me porque reconhecem o benefício que as minhas aulas podem trazer aos filhos, que ficam sozinhos na maior parte do dia».


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://ghettolandia.all-up.com
 
BBOY JOKA - Secret Force
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» I love you but it's a secret.
» Pedal Nux Mod Force
» Secret Story - Casa dos Segredos 4
» Secret Story - A Casa dos Segredos 3
» Novo gira TechDAS Air Force One

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
GHETTOLANDIA :: Estórias de Rua :: Testemunhos-
Ir para: